quinta-feira, 16 de abril de 2009

José Franco - Mestre Oleiro, ceramista e escultor

Faleceu o grande José Franco. Mestre Oleiro, ceramista, escultor, foi o mentor e artesão que criou a aldeia típica do Sobreiro, meio perdida entre Mafra e a Ericeira.

Para quem não conhece, é uma aldeia que nos transporta ao início do século XX, com todas as profissões que possam imaginar, desde o dentista, ao barbeiro, passando pelo pedreiro. tem também uma aldeia em miniatura, que se move com base em água corrente, onde há bonecos a serrar madeira, tocar os sinos da igreja, tirar água, etc.

Há inumeros sites que têm fotos, destaco estes dois:
http://origensjosefranco.no.sapo.pt/
http://www.inxinet.com/2008/09/22/museu-jose-franco-mafra-pt/

Tenho pena que tenham deixado de reparar os bonecos, e muitos já não funcionem. Esperemos que a morte do mestre não seja também a morte da aldeia que tantas recordações me traz. fico de lágrima no olho só de pensar que tal pode desaparecer.
Desde a excitação de, estando na colónia de férias, fazíamos a visita, o delírio da bonecada toda a mexer, o barulho dos sinos, até à compra dos potes miniaturas que orgulhosamente, e ano após ano, levava para a minha mãe, com os troquinhos a tanto custo juntos, como se fosse uma relíquia das mais valiosas do mundo. E o belo do pão com chouriço e das farturas....
Já mesmo depois de adulta, muito gosto eu de ir visitar, e recordar tudo de novo e, claro, comprar os potinhos de sempre, apra orgulhosamente erguer à minha mãe.
Definitivamente, é algo que gostaria de mostrar aos meus filhos. Esperemos que o possa fazer.

2 comentários:

XS disse...

Há perdas irreparáveis, de facto, pelas memórias que nos trazem...

Miepeee disse...

A minha mae era do Sobreiro. Brinquei muito naqueles baloicos, bebi muita agua da caneca de barro, imaginei imensas historias naquelas casinhas que tentavam mostrar como era o comercio de ha 100 anos.
Conheci o Jose Franco muito bem. E realmente uma grande perda.
Infelizmente a filha dele e o genro transformaram aquele espaco numa area muito comercial, mas isto e a minha opiniao.
Beijinho.